17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano - Amigo oculto

Breaking News

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano


17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano

Sentimento: os tipos de sentimentos  podem ser divididos em negativo (tristeza, medo, hostilidade, frustração, raiva, desespero, culpa, ciúmes), positivo (felicidade, humor, alegria, amor, gratidão, esperança) e neutra (compaixão, surpresa).
Os sentimentos, da psicologia, são considerados as experiências subjetivas das emoções. Estas são as experiências mentais dos estados do corpo que surgem quando o cérebro interpreta as emoções que aparecem com estímulos externos.

Exemplo: Você vê um tigre à distância, experimenta a emoção do medo e sente horror.
Os sentimentos originam-se na região neocortical do cérebro e são reações às emoções. Além disso, eles são subjetivos, sendo influenciados por experiências pessoais, memórias e crenças.
A diferença fundamental entre emoção e sentimento, segundo o neurocientista Antonio Damasio, autor do livro o Erro de Decartes, é que as emoções são respostas involuntárias, uma versão mais complexa de um reflexo.
Por exemplo, quando você está em perigo e o pulso acelera. O sentimento é estar ciente dessa emoção.
Os sentimentos fazem parte do ser humano desde que nascem. Somos seres sensoriais e podemos perceber o mundo através dos diferentes órgãos dos sentidos.
Muitos estímulos despertam sentimentos em nós: sentimos com o que pensamos, com o que observamos, com o que ouvimos, com o que sentimos, com o que tocamos ou com o que comemos.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano


Os Sentimentos e as Emoções

Existem 6 emoções básicas no ser humano: nojo, raiva, medo, surpresa, alegria e tristeza – lembra do filme Divertidamente?
Primeiro, temos que diferenciar sentimentos de emoções.
Embora em muitos casos esses dois termos sejam usados ​​de forma intercambiável, veremos a definição de cada um deles:
As emoções são impulsos que envolvem reações automáticas e constituem um conjunto inato de adaptação de sistemas para o ambiente pelo indivíduo.
Em geral, as emoções duram menos que os sentimentos e motivam e motivam as pessoas a agir. Eles são mais curtos, mas também mais intensos.
Os sentimentos são blocos de informação integrada, síntese de dados de experiências anteriores que a pessoa viveu, de desejos, de projetos e do próprio sistema de valores.
Os sentimentos podem ser entendidos como um estado subjetivo da pessoa que é produzido como resultado das emoções que causam algo ou alguém.
Eles são um humor afetivo e são geralmente duradouros. Eles constituem um guia interno de como a pessoa dirige sua vida e enfrenta o meio ambiente.

As funções dos sentimentos: para que servem?

Os estudos coincidem em apontar quatro funções principais das emoções:

Eles são o ponto de vista subjetivo e particular do sujeito

Eles servem para estabelecer seu relacionamento com o mundo. Tanto as pessoas quanto o conhecimento e o ambiente que o indivíduo percebe passam pelo filtro dos sentimentos anteriormente.
Esses são os que interpretam se algo é conhecido, desejado, desejado ou rejeitado.

Eles servem para indicar às pessoas um estado físico ou mental

De maneira subjetiva e diferente para cada indivíduo, eles indicam o estado em que nos encontramos em todos os níveis (biológico, mental, social, econômico, etc.).

Indique os valores segundo os quais a pessoa age

Através dos sentimentos, a pessoa guia seu comportamento em uma direção ou outra. Eles marcam as diretrizes, o caminho a seguir. Eles facilitam uma avaliação da realidade sobre a qual agimos de uma maneira ou de outra.

Eles são a base da conexão que nos une ao resto do povo

Eles nos ajudam a nos expressar, nos comunicar e nos entender.
Primeiro, os sentimentos modulam como somos e, portanto, como agimos.
Além disso, essa expressão é percebida pela pessoa com quem estamos interagindo, indicando em que estado estamos e atuando como base de nossa comunicação.
Em segundo lugar, os sentimentos nos permitem desenvolver empatia, ajudar-nos a entender o estado em que o outro está e facilita que nos coloquemos em seu lugar e assim possamos entender e ajudar.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano

Lista dos 17 tipos de sentimentos no ser humano

Podemos dividir os sentimentos em três tipos, dependendo das reações que provocam na pessoa que os experimenta: negativos, positivos e neutros.

Sentimento negativo

Eles se manifestam na forma de desconforto na pessoa e servem para indicar que algo não está indo bem. Embora a tendência habitual seja querer rejeitar esse tipo de sentimentos, é necessário conviver com eles, analisá-los e extrair um aprendizado.
Isso, entre outras coisas, nos ajuda a evoluir como pessoas. Embora às vezes, eles podem se tornar geradores de estados mais graves e levar a doenças como depressão ou ansiedade .
Isso acontece se os sentimentos negativos são mais fortes do que os positivos de maneira repetida e habitual.
Existe uma longa lista de sentimentos que podem ser classificados como negativos. Vamos apenas nomear e definir alguns dos mais comuns:

1- A tristeza

Esse sentimento aparece em resposta a eventos considerados desagradáveis ​​ou indesejáveis. A pessoa sente desânimo, vontade de chorar e baixa autoestima.
Os principais desencadeadores da tristeza são a separação física ou psicológica, perda ou falha, desapontamento ou situações de desamparo.
17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano


2- A raiva

A raiva é definida como uma resposta de irritabilidade ou raiva que ocorre quando uma pessoa sente os seus direitos violados.
Os principais gatilhos da raiva são situações em que o indivíduo se sente magoado, enganado ou traído. São situações que bloqueiam a pessoa e impedem que ele atinja seu objetivo.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano


3- Medo

Esse sentimento é produzido pela aparência de um perigo ou por sua possível aparência em breve. Serve como um sinal de alarme, alertando para a proximidade de um perigo para a integridade do indivíduo.
O medo que a pessoa sente estará relacionado aos recursos ou capacidades reais ou subjetivas que ele tem para enfrentá-la.
Ou seja, nos casos em que a pessoa acredita que ele tem recursos suficientes para lidar com a situação têm uma maior sensação de medo que se você sabe capaz de fugir com o evento.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano

4- Hostilidade

É definido como um sentimento de ressentimento, acrimônia e indignação que é acompanhado por respostas implícitas verbais e / ou motoras.
Os principais gatilhos são violência física e hostilidade indireta. Quando a pessoa percebe que outro indivíduo mostra atitudes de irritabilidade, ressentimento ou suspeita em relação a ele ou para um amado de seu entorno.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano

5- O desespero

Este sentimento é caracterizado por uma crença subjetiva da pessoa que ele tem pouca ou nenhuma alternativa para modificar uma situação desagradável. Ou ele se sente incapaz de mobilizar sua própria energia e usá-la para sua vantagem.
Esse sentimento é levado em consideração nos casos de pessoas com depressão porque, como vários estudos mostraram, correlaciona-se com idéias e tentativas autolíticas.
Os principais desencadeantes são geralmente um declínio ou deterioração do estado físico e / ou psicológico, isolamento social e estresse de longo prazo.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano

6- Frustração

Esse sentimento aparece quando as expectativas de uma pessoa não estão satisfeitas por não conseguir alcançar o que é pretendido.
Quanto maiores as expectativas ou desejos de alcançá-lo, maior o sentimento de frustração, se não for alcançado. O principal gatilho é o fracasso de um desejo ou esperança de conseguir algo.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano

7- ódio

É definido como antipatia ou aversão a algo ou a alguém. Além disso, um sentimento de desejo pelo mal aparece para o sujeito ou objeto odiado.
Os principais gatilhos são as pessoas ou eventos que causam sofrimento ou ameaçam a existência da pessoa.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano

8- A falha

O sentimento de culpa surge da crença ou sentimento de ter transgredido os padrões éticos pessoais ou sociais, especialmente se alguém foi prejudicado.
O principal gatilho é a falta (ou a crença de tê-lo cometido) que uma pessoa produz e que resulta em remorso e má consciência.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano

9- Ciúme

É definido como o sentimento que uma pessoa experimenta quando suspeita que a pessoa amada sente amor ou afeto por outra pessoa, ou quando sente que outra pessoa prefere uma terceira pessoa em vez dela.
Diferentes situações reais ou percebidas como ameaçadoras pela pessoa podem desencadear esse tipo de sentimentos.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano


Sentimento positivo

Esses sentimentos são aqueles que geram na pessoa um estado de bem-estar subjetivo, no qual a situação é valorizada como benéfica e envolve sensações agradáveis ​​e desejáveis.
Além disso, numerosos estudos indicaram os benefícios de ter sentimentos positivos, destacando-se entre outros:
  • Maior flexibilidade de pensamento
  • Incentiva a criatividade e uma visão mais ampla da situação.
Eles funcionam como um amortecedor para sentimentos negativos, porque ambos são incompatíveis. Proteger a saúde física e mental da pessoa, por exemplo, agindo contra o estresse e evitando as conseqüências prejudiciais do mesmo. E eles favorecem laços sociais, eles não só produzem bem-estar em nós, mas também nos que nos rodeiam.
Em seguida, nomearemos e definiremos os sentimentos positivos mais comuns:


10- Felicidade

Esse sentimento tem um grande impacto na pessoa. É a maneira pela qual a vida é valorizada de maneira positiva como um todo e em seus diferentes aspectos, como família, casal ou trabalho.
Toda uma série de benefícios derivados da felicidade foi demonstrada, como o aumento da empatia , criatividade , aprendizado ou comportamentos altruístas .
Os principais desencadeadores são a realização por parte da pessoa de conquistas ou objetivos que pretende e a congruência entre o que ele quer e o que ele / ela possui.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano

11- Humor

Refere-se à percepção de um estímulo como divertido e pode ser acompanhado por expressões físicas como sorrir ou rir. Também dá à pessoa uma boa predisposição para executar uma tarefa.
Os gatilhos podem ser muito variados e de vários tipos, embora uma situação ou ambiente social esteja normalmente envolvido.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano

12- Alegria

Esse sentimento é caracterizado por produzir um bom humor e bem-estar pessoal, além disso, o indivíduo que está nesse estado tende a ter uma atitude construtiva e otimista.
O gatilho é geralmente um evento que a pessoa percebe como favorável. Também pode ser acompanhado por um sinal físico, como um sorriso.
Pode ser um estado passageiro como resultado de um evento específico (passar em um exame ou conseguir um emprego), ou uma tendência de vida ou a atitude habitual com a qual uma pessoa dirige sua vida.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano

13- Amor

Esse sentimento é definido como o afeto que sentimos por uma pessoa, animal, coisa ou ideia. Os gatilhos são as percepções ou avaliações subjetivas que fazemos da outra pessoa.
Outros fatores, como solidão ou insegurança, podem levar a sentir o amor como uma necessidade.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano

14- Gratidão

Esse sentimento é o que se experimenta quando uma pessoa valoriza o favor ou benefício que alguém lhe deu. É acompanhado pelo desejo de corresponder com o mesmo tratamento.
Os principais gatilhos podem ser as ações realizadas por outra pessoa, ou uma sensação de bem-estar geral que a pessoa valoriza e, portanto, aprecia ter.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano

15- Esperança

Este sentimento é definido como a crença da parte de quem ele pode alcançar os objetivos ou metas que foram propostos. O indivíduo acredita que ele tem a capacidade ou recursos necessários para lidar com uma determinada situação.
Além disso, esse sentimento pode atuar como um estímulo, fornecendo motivação e energia que é direcionada precisamente para alcançar o que é proposto.
Os gatilhos podem ser muito variados. Por um lado, a confiança que a pessoa tem em si mesma. E, por outro lado, uma situação adversa pode predispor a pessoa a ter esperança de superá-la.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano



Sentimento neutro

São aqueles que quando produzidos não conduzem a reações agradáveis ​​ou desagradáveis, mas facilitarão o aparecimento de estados emocionais subseqüentes. Alguns dos principais sentimentos neutros são:

16- Compaixão

É o sentimento pelo qual uma pessoa pode sentir pena por outra pessoa que está sofrendo ou que está em uma situação desagradável e também está disposta a acompanhá-la nesse processo.
Os gatilhos podem ser variados, mas geralmente estão ligados a uma situação desagradável pela qual uma pessoa no ambiente está passando, embora não necessariamente tenha que ser um ente querido ou uma pessoa conhecida.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano

17- A surpresa

É definido como a reação causada por algo novo, estranho ou imprevisto. A atenção da pessoa é direcionada para processar e analisar o estímulo que causou a reação.
Os gatilhos são esses estímulos que não são esperados e que surgiram repentinamente, ou que ocorrem em um contexto que não é o usual.

17 tipos de sentimentos encontrados no ser humano

Texto retirado do site psico.online
Não deixe de compartilhar!

Nenhum comentário